top of page

O que o cantor estuda?



Perguntas difíceis não tem respostas rasas. A complexidade vocal espelha a complexidade da vida. Nos perdemos em inúmeras camadas que sobrepostas formam essa complexo teia.


A resposta muda dependendo de qual camada você olha quando pergunta, estuda ou contempla.

É uma vivência sacerdotal. Não há como desligar cantores. Mesmo com teatros fechados nós continuamos a existir. Nem nós mesmos conseguimos nos parar.


Nesse sacerdócio mantemos um compromisso de vida de manifestar o melhor de nós e inspirar o que há de melhor nos outros. Não o melhor sendo o contrário do pior mas sendo a entidade multinomeada que se aproxima da fonte de quem realmente somos.


Quando perguntados sobre o que fazemos pensamos duas ou três vezes. Por vezes nos sentimos mal por não termos respostas prontas para te dar, porém, não há como te-las. Perguntas difíceis não tem respostas rasas.


Como é difícil explicar para o outro que não mergulha, não medita, não contempla os mistérios do nosso ser e de nosso sacerdócio.


Então damos a resposta que você consegue absorver com a liquidez que você espera. Até isso nós estudamos como cantores: você. Nós até mesmo sabemos as perguntas que você nos fará antes que você as saiba.

Então explicamos que estudamos o corpo, a voz, a música, a arte, técnicas, atuação, idiomas e todas essas coisas que são da razão do convencer. Isso é muito, mas na verdade, somos e estudamos muito mais do que isso.


Nós estudamos também como te acalmar, te animar, te entreter, te tocar, te auto-conectar, mudar o seu humor, te manipular, te curar. Ah, a Cura! Tão desejada por todos. A medicina cura o corpo. Mas quem cura sua alma? O artista.

Sem alma você também não vive. Está ok se você concluir que não tem uma. Já criamos arte para você também.

Da próxima vez , pergunte a si mesmo: "O que o cantor estuda?", seu cantor interno te responderá. Se ele não responder, então, estude. Quando descobrir a resposta não se assuste. Lembre-se apenas: perguntas difíceis não tem respostas rasas.



4 views0 comments
bottom of page